sábado, 28 de setembro de 2013

O que dizer aos nossos irmãos judeus sobre a promessa que Deus fez a eles, isso foi esquecido?

Pergunta feita por Eugenio Scalfari, cofundador do jornal italiano La Republica, ao Papa Francisco.
Abaixo trechos da resposta.
- Acredite em mim, esta é uma questão que nos envolve radicalmente como cristãos, porque, com a ajuda de Deus, a partir do Concílio Vaticano II, descobrimos que o povo judeu ainda é, para nós, a raiz sagrada a partir da qual nasceu Jesus.
 Eu muitas vezes, enquanto rezava perguntei a Deus, sobre a terrível experiência da Shoá. O que posso dizer, acompanhado pelo apóstolo Paulo, é que Deus nunca deixou de acreditar na aliança feita com Israel e que, através das provações terríveis destes últimos séculos os judeus mantiveram sua fé em Deus. E por isso nós, pela Igreja, mas também pela Humanidade em geral, nunca lhes seremos gratos o suficiente. 

Perseverando na sua fé em Deus e na aliança, eles lembram a todos, até mesmo a nós como cristãos, que estamos sempre à espera do retorno do Senhor, e que, portanto, devemos permanecer abertos a Ele e nunca refugiar-se no que já conseguimos.
Texto completo aqui.





sábado, 21 de setembro de 2013

O que me preocupa é o silêncio

O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons. Martin Luther King

sábado, 14 de setembro de 2013

Boas, só em pouca quantidade


Há três coisas que facilmente se pode ter muito, mas que só um pouco é bom: o fermento, o sal, e o questionamento (Talmud, Berachot 34a).

sábado, 7 de setembro de 2013

Quando o homem volta ao mesmo rio, nem o rio, nem o homem, são os mesmos.

Imagem do Blog EuSempreUmil
Para aqueles que passam novamente pelo rio, 
ainda que o resto se mantenha,
diferentes águas fluem.

Heráclito, filósofo grego, antecipando para o Ocidente o conceito budista da impermanência.