Este é o título deste livro, interessante e que enterra muitos preconceitos, escrito pelo sociólogo Alberto Carlos Almeida (Ed. Record, 280 páginas). Para quem ainda acha que estudar não compensa, que a elite do país é burra, etc. aí vão alguns tópicos:
Quais são os valores da elite e do restante da população ? A pesquisa, base para este livro, demonstra isto claramente. Aí vão três perguntas e suas respostas:
Pergunta: se alguém é eleito para o governo, deve usar o cargo em benefício próprio ?
Respostas: concordam -
analfabetos, 40% ;
nível superior, 3%.
Pergunta: É certo usar o jeitinho para se livrar de multas ?
Respostas: concordam -
analfabetos, 57% ;
nível superior, 33%.
Pergunta: A polícia deve bater nos presos para que confessem seus crimes ?
Respostas – concordam –
analfabetos, 51%;
nível superior, 14%.
Conclusão do escritor: Sem um esforço para universalizar e qualificar a educação, a sociedade brasileira continuará atrasada material e moralmente.
Fonte: PolibioBraga
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Stats
Stat
Aprendizado
Pesquisar este blog
Postagens populares
-
Um dia, um menino prendeu um pássaro, e, cheio de malícia, foi perguntar ao seu avô: - O passarinho que tenho nas minhas mãos atrás das cos...
-
O que significa a frase “Eu sou eu e minha circunstância, se não salvo a ela (minha circunstância) não salvo a mim”, de José Ortega Y Gasset...
-
Invictus é um pequeno poema do poeta Inglês William Ernest Henley (1849-1903) . Ele foi escrito em 1875 e publicado pela primeira vez em 18...
-
Folk Politics , citado no livro Inventing the Future: Postcapitalism and a World Without Work é um termo explicado como um compromisso c...
-
Mario Cortela , respondendo à pergunta acima, citou esta parte do Poema de Álvaro de Campos (Heterônimo de Fernando Pessoa) que resume ...
resta saber até que ponto a classe universitária não é hipócrita nas respostas. Vejo há muito tempo, nas universidades acdêmicos fazendo de tudo para se dar bem, seja colando em provas, seja copiando e colando trabalhos, monos e até teses, seja indo pra cama com professores pra conseguir uma indicação numa boa empresa.
ResponderExcluirOs principais partidos políticos adotam um mesmo preceito: o candidao pode ter qualquer nível de escolaridade, o assessor dele deve ter, no mínimo, diploma de nível superior. Se há gente corrupta no governo, e prosperando sempre, há gente muito estudada providenciando para que os meios e as ferramentas sejam possíveis.
Noé, respondendo sua pergunta deixada no meu blog, a Nirvana não está mais fazendo templates, aliás anda afastada do mundo virtual.
ResponderExcluirBig Beijos
Concordo demais: "Sem um esforço para universalizar e qualificar a educação, a sociedade brasileira continuará atrasada material e moralmente."
ResponderExcluirBelo post.
Beijo
=)
TonMoura,
ResponderExcluirGrato pela visita.
Concordo com suas colocações, mas observo que o ponto em foco para mim é: melhor sem ou com estudo? E acho que a gente tende a tangenciar dizendo coisas do tipo...o q importa é o caráter. Embora isto seja verdadeiro, concluo q é melhor com caráter E com estdo, do q com caráter e sem estudo.
Camila,
Grato pela visita e comentário!
Abraços,
Noé