segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Consiliência


Na Ciência e na História, consiliência (também convergência de provas ou concordância de provas) refere-se ao princípio de que a evidência das fontes independentes, não relacionadas, pode "convergir" a conclusões fortes. Isto é, quando várias fontes de evidência estão de acordo, a conclusão pode ser muito forte, mesmo quando nenhuma das fontes individuais de evidência é muito forte por conta própria. 

A palavra consiliência foi originalmente cunhada como a frase "consiliência de induções" por William Whewell (24/05/1794 – 06/03/1866)

1 - Literalmente, consiliência quer dizer "saltar junto". Na prática, significa chegar a uma mesma resposta através de diferentes caminhos. Ou então, que todas as coisas do mundo, seja o movimento dos planetas ou o comportamento infantil, obedeceriam a um mesmo e pequeno número de leis universais. 
A palavra é antiga e foi muito usada em meados do século XIX para expressar o desejo iluminista de unir todas as ciências, sejam exatas, humanas ou biológicas, em uma só ciência.
Fonte: Revista Isto É, comentando o livro Consiliência, a unidade do conhecimento (Editora Campus, 336 págs.) de Edward O. Wilson.

2 - «A Economia, a Psicologia e a Neurociência estão atualmente a convergir para uma disciplina única, com o objectivo último de fornecer uma teoria do comportamento humano única e geral. Trata-se do campo emergente da Neuroeconomia, onde a consiliência - a concordância de duas ou mais induções retiradas de diferentes grupos de fenómenos- parece estar a operar. Os economistas e os psicólogos estão a fornecer ferramentas conceptuais ricas para a compreensão e modelização do comportamento, enquanto os neurobiólogos fornecem ferramentas para o estudo dos mecanismos. O objectivo desta disciplina é portanto compreender os processos que relacionam sensação e ação, ao revelar os mecanismos neurobiológicos subjacentes às decisões. Este artigo descreve os desenvolvimentos recentes na Neuro economia, tanto na perspectiva comportamental como na biológica.»

Fonte: http://neconomia.blogspot.com/2006/04/consilincia.html
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Stats

Stat

Postagens populares

Live Traffic Feed

On Line

Live Traffic Map