Símbolos serpentinos, triângulos, animais como a rã, a coruja, a onça, o gavião; símbolos do feminino, da gravidez, da abundância, da prosperidade; assim como símbolos do masculino, do sol, da flecha, da lança, da ação, estão presentes como códigos universais em todos os materiais achados em sítios arqueológicos.
Na verdade, são fragmentos registrados da produção dos primeiros tempos após - o final do Ciclo de Tupã. Na região amazônica emergiram os antigos ensinamentos que são mantidos até hoje em ritos e mitos dos povos indígenas.
Os antepassados Tupy atravessaram as águas que apagaram o passado da raça vermelha, gerando os futuros Tupinambá e Tupy-Guarani a partir do imenso Amazonas.
Os Tupinambá principiaram sua expansão, romperam o Brasil de norte a sul, influenciaram os nomeados como Tapuia, todo o povo bumerangue, o povo flecha, o povo dos sambaquis e outros. Deixaram o rastro da sua língua e cultura pelos quatro cantos. Expandiram-se ao norte pelo rio Amazonas, ao sul pelo Paraguai, a leste pelo Tocantins e a oeste pelo Madeira. Eram viajantes, navegadores e guerreiros. Diz a lenda que:
- Um grupo de tribos seguiu a Lua e teceu um conhecimento para o interior da Terra e o interior de si. Desenvolveu a medicina do sonho, da reflexão, da filosofia e da arte; buscou aprender com os espíritos da natureza os fundamentos da existência.
- O outro grupo seguiu o Sol e desenvolveu a arte da conquista através da batalha, da caça, da agricultura. Desenvolveu uma medicina a partir do controle dos espiritos da natureza, e passaram a manejar chuvas, plantas, culturas.
O povo bumerangue, o povo de Itararé, o povo dos sambaquis, com o passar do tempo, seriam renomeados tanto pelos seus futuros parentes como pelos seus futuros inimigos, daí florescendo em Goitacaz, Aymoré, Xavante, Krahô, Bororo, etc.
Fonte: A Terra dos Mil Povos, Kaká Werá Jecupé, no site Tempo do Vento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Stats
Stat
Aprendizado
Pesquisar este blog
Postagens populares
-
O que significa a frase “Eu sou eu e minha circunstância, se não salvo a ela (minha circunstância) não salvo a mim”, de José Ortega Y Gasset...
-
Sobre os Gurus é um conto do mestre Sufi Nasrudin : Um famoso guru do povoado pretendia ser capaz de ensinar uma pessoa analfabeta a ler me...
-
A História é um fluxo. O passado não envelhece e pode sofrer diferentes interpretações, ou ganhar novas versões através dos tempos, e das s...
-
Fonte: http://diariarte.blogspot.com/ Este trabalho acima é de Hilda de Urrutia E esta montagem abaixo é de Frédérik Michalak: Fonte: htt...
-
Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento. Eleanor Roosevelt, citada no ThinkExist .
Nenhum comentário:
Postar um comentário