quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Nova terapia para o transtorno de estresse pós-traumático é bem sucedida

Conhecida em inglês como PE, iniciais de (terapia da) Exposição Prolongada, se baseia em princípios da terapia cognitivo-comportamental, e centra-se na exposição imaginária da vítima ao evento traumático passado, de uma forma repetida, controlada e prolongada. 

Foca na disputa entre pensamentos invasivos e as tentativas do paciente em evitar as memórias traumáticas. Esta exposição permite ao paciente diferenciar entre o evento traumático que sofreu, e eventos que não são traumáticos, e dessa forma deixar de experimentar o mundo como um lugar perigoso. 
Ao final do processo, a terapia reforça os sentimentos de autocontrole e reduz a sensação de impotência que existe entre os pacientes. Vários estudos que examinaram a eficácia da técnica revelaram que leva a uma redução significativa dos sintomas pós-traumáticos em mais de 80% dos pacientes.
Foi criada e desenvolvida pela professora e psicóloga Edna B. Foa.

3 comentários:

  1. Gostei do seu blog, adoro psicologia...provavelmente voltarei aqui outras vezes! Grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olha, achei genial a tecnica, e me parece, eu que não entendo nada disso, mas tbm tenho meus traumas, que saber fazer essa DIFERENÇA, faz toda diferença..... né não?

    ResponderExcluir

Stats

Stat