quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Qual é a melhor religião? 1

Circulou na web este breve diálogo atribuido ao teólogo brasileiro Leonardo Boff e ao 14º Dalai Lama.

- No intervalo de uma mesa-redonda, explica Leonardo Boff, sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos (eu e o Dalai Lama) participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:
- Santidade, qual é a melhor religião? Esperava que ele dissesse que ele dissesse que é o budismo tibetano ou são as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo. Mas, o Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou:
- A melhor religião é a que mais te aproxima do Infinito. É aquela que te faz melhor.

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
- O que me faz melhor? Respondeu ele:
- Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... Mais ético...A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...

Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável...
Não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo se tem ou não tem religião. O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante, tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o mundo...

Um comentário:

  1. Genial, tanto o post como a resposta. Eu sou espírita, faço curso e é uma das coisas que mais aprendemos: respeitar as pessoas! Cada um vai se encontra em determinado momento da vida nesta ou naquela religião, ou as vezes nao...Pode passar uma vida inteira sem te-la e nem por isso nao ter essas mesmas qualidades. Pena que nem todos entendem isso...

    Bjs

    ResponderExcluir

Stats

Stat

Postagens populares

Live Traffic Feed

On Line

Live Traffic Map