quarta-feira, 30 de abril de 2008

Solução de Problemas 1

Fa- Fase 1 - Solução Passo a Passo
1a) Fazer a representação inicial (mapa conceitual, diagrama), que é como um mapa de metrô: mostra o principal e suas conexões mas não serve para usar nas ruas.
1b) Abordagem progressiva, passo a passo, utiliza saber prévio, acumulado no tempo. Maior uso do lado esquerdo do cérebro.
  • Resolveu => OK
  • Não resolveu, parece um beco sem saída => Está na hora de ativar a solução tipo Insight.
2- -- Fase 2 - Reestruturação, preparando para o Insight
2a) Geralmente ocorre depois da sensação de beco sem saída. 
Para isto é necessário reestruturar => capacidade de contemplar o problema de modo diverso do habitual. Mudar os pressupostos. Mudar o processo de percepção. Procurar uma nova configuração favorável.


2b) Requer revisão da Representação Inicial (1a), por exemplo: trocar o ponto crucial ou olhar para o entorno em vez de olhar para o centro. Maior uso do lado direito do cérebro.

- Fase 3 - Colhendo o Insight; a solução
Após refletir por certo tempo tire uma soneca*, e alternativamente medite, divague ou faça algo que leve ao bom humor. Estudos demonstram que o estado de espírito positivo traz este efeito desejado.
*Durante o sono há uma consolidação no hipocampo onde informações percebidas são associadas à memória de mais tempo.

Fonte: Revista Viver Mente; Cérebro Ano XIV , numero 156.
Bibliografia:
  1. New Approaches to demystifying insight, E.M.Bowden, M.Jung-Beeman, J. Fleck e J.Kounios. Cognitive Sciences, pags 322-328, 2005.
  2. An eye movement study of insight problem solving, G. Knoblich, S.Ohlsson e G. E. Raney. Memory & Cognition pags 1000-1009, 2001.
  3. Sleep inspires insight, U.Wagner, S. Gais, H. Haider, R.Verleger e J.Born, Nature pags 352-355, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Stats

Stat