segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Confiança e Divisão do trabalho

Está no velho Platão, antes do Aristóteles. Para a coisa funcionar, tem de ter possibilidade de trocar o meu trabalho com outro. E tem de ter uma moeda. Nós estávamos produzindo milho. Eu vivia pobre, você também. Mas eu produzia o meu você produzia o teu. Mas chegamos a um acordo. Eu vou produzir o milho e você vai fazer um buraco aí até conseguir água, depois a gente irriga o milho, vai dobrar a produção e vamos viver melhor. Esse é o progresso. Está no Adam Smith. Divisão do trabalho. Isso exige que eu confie que, enquanto eu estiver produzindo o milho, você esteja fazendo o buraco. Então, a confiança precede a sociedade. Ela é o cimento, o fator catalítico que faz funcionar a sociedade.

Fonte: Entrevista de Antônio Delfim Netto no Estadão, pag. B4 Caderno de Economia, Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2009.

Stats

Stat

Postagens populares

Live Traffic Feed

On Line

Live Traffic Map