terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Dia Mundial do Holocausto

Martin Niemöller (1892–1984) foi um pastor protestante alemão que, durante o regime nazista, pregou corajosamente contra o governo do seu país.

Seu mais famoso escrito é o poema, cujo título em inglês é First They Came..., cujo resumo pode ser escrito assim:

Primeiro os nazistas vieram buscar os comunistas, e eu não protestei, pois eu não era comunista.
Então eles vieram buscar os sindicalistas, e eu não protestei, pois não era sindicalista.
Quando vieram buscar os judeus, eu não protestei, pois não era judeu.
Aí vieram me buscar, e... ninguém protestou, pois não havia mais ninguém para protestar...

O professor Harold Marcuse fez uma pesquisa interessante para descobrir o texto correto deste poema que tem várias versões e a publicou neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Stats

Stat

Postagens populares

Live Traffic Feed

On Line

Live Traffic Map